Relações Internacionais 2007

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

FILOSOFIA 2º bimestre (04/10 a 08/11)


04/10/2007 (quinta-feira)

-> As regras, as normas morais e legais, existem para garantir a liberdade individual e social.
-> A liberdade é plena, ou ela não existe; não existe a liberdade que acaba onde começa a do outro; liberdade em conjunto.

...Então, se as normas são limitadoras, como podem existir para proteger a liberdade?

Isso ocorre porque todos os indivíduos buscam a felicidade. (embora a concepção de felicidade seja diferente para cada pessoa).
· Ou seja, a função dos Valores é GARANTIR A TODOS AS CONDIÇÕES DE SEREM FELIZES, PRESERVANDO A VIDA EM SOCIEDADE. (portanto, normas não existem para limitar as ações, e sim para garantir condições de felicidade).

· Ética e moral garantem sobrevivência de determinada sociedade; quando esses valores se perdem, a sociedade fica moralmente doente // Nós vivemos em uma sociedade moralmente doente, pois direitos como o direito à vida não têm valor.

· Em situações normais, ninguém sai matando outras pessoas, não só porque é proibido pelo direito (normas legais) e sim, porque isto é imoral, ou seja, de acordo com as normas morais isso é inaceitável. // Ou seja, ainda que não houvesse lei escrita proibindo o ato, não haveria matança, pois a norma moral ainda existiria;

· A moral muda de uma época para outra; de uma sociedade para outra. (exemplo: Jânio Quadros proíbe biquíni no Brasil, e foi aplaudido pelas mulheres da época; hoje isso é um absurdo, e causaria revolta. – moral mudando de época para outra, na mesma sociedade // Hoje, usar biquíni no Brasil é normal, mas no Irã é ultrajante. – moral mudando de sociedade para sociedade).

· Numa perspectiva metafísica, prevalece o determinismo de valores. As ações são previamente definidas como moralmente boas ou más. Valores são absolutos. (Exemplo: Para a moral cristã matar é um ato mau, em todas as circustâncias.)

· Numa concepção materialista o ato é relativo à circunstância de sua prática; o significado varia de acordo com contexto. Valores são relativos. (Exemplo: Para Maquiavel na política nenhum ato é bom ou mau; será bom ou mal dependendo dos resultados que produzir. Se um soberano mata, e a conseqüência é uma revolução popular, o ato de matar foi ruim; se ele mata, e consegue preservar a ordem, foi um ato bom.)

· Assim como a moral o direito também é mutável (direito e moral são normas dialéticas), mas...
· DIREITO: as normas são obrigatórias. (em caso de violação há uma sanção para o infrator.)
· MORAL: as normas são por adesão (as pessoas definem normas morais, e não têm obrigatoriedade, mas a punição moral pode existir, e ser pior que a punição do direito -> repreensão social).
A MORAL ESTÁ NA SOCIEDADE E NÃO NO INDIVÍDUO, portanto o que é moral (ou imoral) para mim, é moral (ou imoral) para qualquer indivíduo dessa mesma sociedade e época.
· A moral precisa da adesão do indivíduo, mas não é intrínseca a ele. (se cada um tivesse suas regras, viver-se-ia num caos)

A ÉTICA É INDIVIDUAL, portanto no contexto da ética, o que é moral (ou imoral) para mim, pode não ser moral (ou imoral) para outros de uma mesma sociedade e época. POIS A ÉTICA É UMA REFLEXÃO DAS NORMAS MORAIS. (e a reflexão crítica tem caráter individual).
· Quando a reflexão crítica se torna da maior parte da população, torna-se regra moral; pois deixa de ser individual, e passa a ser uma reflexão coletiva.
AS REGRAS GARANTEM O EXERCÍCIO COLETIVO DA LIBERADE.
· A moral dá origem ao direito // a moral surge quando o homem abandona sua condição de animal, quando este quer viver em sociedade. -> por isso, pode-se dispensar o direito, mas nunca a moral. (já que as pessoas não agem de acordo com o moralmente correto, deve haver o direito para garantir isso).


11/10/2007 (quinta-feira)
· A moral e o direito normatizam as ações humanas. (podemos atribuir valores (julgar) às ações, e somente às ações humanas). (pensamentos e objetos, por exemplo, não são dotados de valor moral).
MORAL:
>> Contato com o mundo:
1º Contato: conceito (criança identifica as coisas à linguagem)

· Estabelece relações entre os conceitos (afirmação ou negação entre os conceitos).

Conceito 1 + Conceito 2 = Juízos de Realidade (constatação de algo do mundo real)

· Estabelece relações entre juízos de realidade (mais ou menos ou igual a outro).

Juízo de Realidade 1 + Juízo de Realidade 2 = Juízo de Valor (através da comparação / atribuir valores).

· Os Juízos de Valor podem ser de diversas naturezas. (exemplo: estética – bonito x feio – são conceitos abstratos inatingíveis) // As pessoas tentam atingir a perfeição, por exemplo, mas para isso é preciso ter a noção da imperfeição.
· Utilidade (útil x inútil)
· Econômico (caro x barato) -> o valor em relação com o objeto. -> Exemplo: celular que vale 1 centavo, e a caneta que vale 1 centavo -> o 1 centavo do celular é mais barato que o da caneta, pelo custo/benefício.
· Religiosa: (benção X maldição)
· Moral: (certo (bem) X (mau) errado -> tem que fazer mal a sociedade).

Para que se faça a distinção entre esses dois juízos, é necessário que se faça a distinção entre bênção e maldição (para formular um juízo religioso) e a distinção entre bom e mal (para se formular um juízo de moral). // Exemplo: a união entre pessoas do mesmo sexo. Do ponto de vista do juízo moral, não há mal algum nessa união, mas segundo o juízo religioso, isso é deplorável, já que o homem foi feito para a mulher, e vice e versa.

>>Todas as vezes que religião e Estado se confundiram, os homens não ganharam nada de bom com isso. Exemplo disso são os Estados islâmicos, no oriente médio, as mulheres são as mais prejudicadas por esses conceitos religiosos que regem o Estado.


Moralidade: valor moral verdadeiro; moral que preserva a vida em sociedade. (exemplo: divórcio, algo moralmente bom, pois permite, do ponto de vista legal, que pessoas que estão infelizes com a sua relação, possam se separar e conhecer outras pessoas).
Moralismo: visão deturpada dos valores. Para religião o divórcio é mau, já que o que Deus uniu o homem não pode separar.


-> As leis não garantem a estabilidade social. Mesmo com elas existem assassinatos, corrupção etc. As leis são punitivas. / A moral é que traz a estabilidade.
-> Quando a sociedade perde a noção da moral, acontecem tragédias sociais. Um exemplo é Ruanda, onde a sociedade perdeu a noção dos valores morais, e acabaram dizimando uma serie de pessoas, por causa da sua “raça”.
-> Todo o tempo nós fazemos J.V (juízo de valores) e J.R (juízo de realidade). Ex: “que aula chata!”


18/10/2007 (quinta-feira)
Os valores existem na ordem da afetividade, o contrário seria a indiferença.
-> Valorar é dar regras para a ação prática, diante daquilo que a experiência dos valores orienta para o que deve ser (a moral dá uma orientação prática para as coisas).

-> Por meio da moral, nós nos tornamos capazes de reconhecer o outro, como sendo um “outro-eu”; não diferente, mas distinto de mim. Nos tornamos capazes de perceber a alteridade (*reconhecimento do outro*), por meio da superação do egocentrismo infantil.

(entre os seres humanos há distinção, não diferença. Diferença há entre os homens e uma mesa, por exemplo.)

A idéia de diferença é um dos fundamentos de toda e qualquer discriminação!



Obrigação e Liberdade

- O ato moral supõe contradições entre social e pessoal, tradição e inovação, obrigação e liberdade, mas, por outro lado, tais contradições constituem o próprio tecido da moral. Por exemplo, o ato moral exige obrigação e liberdade.
- A Contradição entre obrigação e liberdade é superada quando o indivíduo, por consciência clara do dever moral, pela vontade e não pelo desejo, impõe a si mesmo o agir moralmente correto.
*FILME: PECADOS DE GUERRA*

-> Nossas ações de originam ou do desejo, ou da vontade.
>> Desejo: incontrolável, sem limites, e muitas vezes contraditório (eu não desejo desejar, os desejos simplesmente surgem).
>> Vontade: do qual deriva a ação moralmente correta (escolha).


19/10/2007 (sexta-feira)
>> Moral Constituída: São os valores herdados da tradição cultural, e tendem a se sedimentar, visando manutenção das regras sociais, do Status Quo (situação vigente). (são as regras morais propriamente ditas).
>> Moral Constituinte: é representada pela crítica dos valores da moral constituída. (contexto em que a frase “moral/imoral pra mim, não o é necessariamente para você” está correta). A moral constituinte é sempre feita por uma minoria, e pode, a medida em que se espalhar para a maioria, se tornar moral constituída.
*Só há progresso moral quando há melhoria na qualidade de vida.




25/10/2007(quinta-feira)
GUERRA CIVIL ESPANHOLA à 1937 – Quadro GUERNICA, de Pablo Picasso.
-> Luta entre :
· Monarquistas
· Republicanos
· Comunistas
· Anarquistas
GENERAL FRANCO / TOTALITARISMO FACISTA: Atentou contra a integridade do próprio povo, autorizou bombardeio de Guernica por força estrangeira. (o ataque visava população, e não os militares).
SÓ SE VALORA MORALMENTE A AÇÃO HUMANA
Autor da ação -------> sujeito afetado pela ação
Porque o quadro Guernica tem valor moral (POSITIVO)?
O quadro corresponde à denúncia de Picasso ao que aconteceu na cidade de Guernica. Ou seja, a pintura é a ação de denúncia, e por isso pode ser valorada moralmente.
O painel tem valor moral positivo. (ou seja, é moralmente bom).
-> Esse quadro transcende o tempo e espaço, se universalizando, porque denuncia os horrores que acontecem numa guerra, não só a guerra de Guernica. à Isso devido à linguagem abstrata utilizada.
-> Picasso imortalizou sua ação de denúncia, mesmo após sua morte esta denúncia é discutida (a ação “painel” transcende o próprio autor).
Qual outro objeto tem valor moral (NEGATIVO)?
SUÁSTICA.

Identifica a ação contra judeus, negros, deficientes, etc.
A suástica transcende o tempo e espaço, pois não lembra só o que aconteceu na 2ª guerra; hoje em dia ainda há pessoas que seguem essa ideologia.


>> Os outros objetos não podem ser valorados moralmente porque a ação deles depende de cada uso; por exemplo, o livro que faz apologia a pedofilia, embora em seu conteúdo seja ruim, se fosse utilizado como prova contra o autor, seria algo bom.
>> O quadro e a suástica em qualquer uso têm sua valoração moral intacta. Bom e ruim, respectivamente.


01/11/2005(quinta-feira)
TRABALHO
QUESTÕES SOBRE O XEROX “ÉTICA”.

Texto: “A Felicidade”.
1) O que mais caracteriza a natureza do homem?
2) No que consiste a felicidade?
Texto: “Fragmentos” (Epicuro)
1) Em que consiste o bem para Epicuro?
2) Qual sua compreensão de prazer?
3) Qual a crítica feita aos prazeres dos ignorantes?
Texto: “Como se portar na Infelicidade” (Sêneca)
1) Como o dito popular “fazer tempestade em copo d’água” cabe no texto de Sêneca?
Texto: “Assim falou Zaratustra” (Nietzsche)
1) Explique as figuras utilizadas por Nietzsche para fazer uma crítica à moral cristã.


08/11/2007 (quinta-feira)
TRABALHO
(Questões do Xerox sobre Nietzsche)
1) Porque a noção Nietzschiana de valor opera uma subversão crítica?
2) Sobre a dupla história da moral explique:
A) A metáfora das aves de rapina e dos cordeiros
B) A dupla história do bem e mal
C) A moral dos nobres
D) A moral dos escravos
E) O procedimento dos ressentidos
F) Aristocracia X Espírito Gregário

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