Relações Internacionais 2007

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

HRI (construçao da superpotencia americana/A Revoluçao Socialista e o nascimento da URSS

25/10/2007 (quinta-feira)


A CONSTRUÇÃO DA SUPERPOTÊNCIA AMERICANA

1. Logo após a independência, 1776, iniciou-se um processo de expansão territorial que se estendeu até 1895. Neste período, os EUA passaram a ter e configuração territorial atual, terminaram de elaborar seu projeto nacional e transformaram-se na maior nação industrializada do planeta.


a) 1783 – Tratado de Paris, reconhecimento da independência americana pela Grã-Bretanha e cessão do território da margem oriental do rio Mississipi. Emigração dos colonos americanos fiéis à Grã-Bretanha para o Canadá, onde fundam York (futura Toronto).


b) 1803 - Compra da Louisiana, da França.

c) 1818 - Cessão de Minnesota e Dakota pela Grã-Bretanha, na tentativa dos EUA de anexar o Canadá, que é evitada.

d) 1819 - Compra da Flórida, que deixa de ser colônia da Espanha.

e) 1820-40- Imigração em larga escala, cerca de 15 milhões de imigrantes alemães, holandeses, escandinavos, judeus, irlandeses e escoceses chegam para ocupar as novas terras.


f) 1821 - Início da colonização americana no Texas.

g) 1845 - criação do Colorário Polk na guerra contra o México e anexação do Texas e Oklahoma.

h) 1846 - Cessão de Oregon, pela Grã-Bretanha


i) 1848 - Nova Guerra contra o México; anexação da Califórnia, New Mexico, Arizona, Nevada, Utah. Início da imigração chinesa para Califórnia.

j) 1853 - Compra da Faixa de Gadsden (sul do Arizona e Novo México) do México, após uma ameaça de guerra.

k) 1862 - Compra do Alaska, da Rússia. Tentativa de ocupação da Nicarágua. Tentativa de colonização americana na América Brasileira, que é proibida pelo Brasil. (Governo Brasileiro – 2º Império - não aceita).

30/10/2007 (terça-feira)


l) 1861-65 – Guerra Civil Americana, Derrota dos Estados escravagistas. Projeto do Norte industrializado vence.
Anotações: Expansão territorial (novas aquisições) --> 1850 –Projeto Nacional Yankee = industrial; Projeto Nacional Confederados = agroexportador


m) 1865-95 - Nova imigração em larga escala: 18 milhões de imigrantes da Alemanha, Polônia, Rússia, Hungria, Irlanda, Escócia, Itália e Escandinávia.

n) 1898 – Anexação do Hawaii, Guam, Filipinas e Porto Rico, após a guerra Hispano- Americana, que tira as últimas colônias da Espanha.


o) 1899 – Compra de Samoa.

p) 1901 - Ocupação de Cuba

q) 1903 - Ocupação do Panamá, início da construção do canal.

r) 1905- Ocupação da República Dominicana

s) 1912 – Ocupação da Nicarágua

t) 1914 – Ocupação do Haiti

u) 1916 – Compra das Ilhas Virgens (St, Thomas, St John, St Croix), da Dinamarca.

v) 1818-29 – Última grande onda de imigração branca para os EUA: 12 milhões de russos, poloneses, tchecos, alemães, suecos, romenos, ucranianos, finlandeses, húngaros e judeus.

2. Durante a fase de expansionismo interno, além do arredondamento e ampliação de fronteiras, uma série de questões foram resolvidas, tal qual a do trabalho escravo, do domínio da produção industrial sobre a agro-exportadora; ambas resolvidas pela Guerra da Secessão, que afirmou o projeto nacional proposto pelos Estados Urbanos e capitalistas: Yankees.


3. Durante a expansão territorial, os EUA se utilizaram de um programa imigratório que atraiu milhares de imigrantes do norte da Europa, que foram assentados nos territórios recém-conquistados.
Anotações: Programa imigratório: WASP (White, Aglo-Saxon, Protestant) – Essas pessoas já entraram no pais como cidadãos americanos.// Canal do Panamá: idéia inicial era francesa, os EUA se aproveitaram, pois temiam que a presença francesa fosse uma ameaça naquele ponto estratégico. // O Canal ajudaria a comunicação dos Estados americanos de oeste a leste; serviria também para controlar o comércio de Europa/Ásia.


4. Para justificar a expansão territorial, a elite norte-americana elaborou uma série de doutrinas que visavam dar uma justificativa moral à expansão, afirmando ser esta, uma parte do processo civilizatório, pelo qual passava esta parte do mundo.

a) Destino Manifesto: Pregava a superioridade do homem “WASP”, sobre os índios e hispânicos. Os brancos teriam como missão gloriosa, a ocupação e civilização das regiões ocupadas por índios e descendentes de espanhóis, resgatando-os da barbárie e convertendo-os em verdadeiros ordeiros americanos. Esta doutrina justificava a anexação dos territórios mexicanos do oeste e a imposição da cultura americana anglo-saxônica.


b) Doutrina Monroe: Segundo esta doutrina, os EUA não queriam anexar diretamente as antigas possessões européias na América, mas queriam impedir que os europeus retomassem ou ampliassem seus domínios no continente. Apesar da impressão posterior negativa, a idéia inicial não continha em si, um viés hegemônico.
Anotações: inicialmente queria reconhecer a independência dos Estados Independentes; somente a partir de 1870 é que se cria a idéia de os Estados estarem sob influência dos EUA “América para os americanos”.
Anotações: O século XIX tem um caráter de expansão, há a criação da idéia/noção de fronteiras. / os movimentos religiosos nos EUA resultam de uma grande leitura da bíblia, se identificando com o povo de Israel. (americanos são destinados àquela terra, assim como os judeus foram destinados à Israel) -> Surge assim a doutrina do Destino Manifesto / As terras do México foram virtualmente roubadas; o Texas foi comprado por fazendeiros americanos. Dakota foi uma troca com os ingleses; e o restante foi comprado pelo governo americano. / De 1836 a 46 o Texas é uma república independente. 9 anos após independência texana, pedem ao governo americano para entrar na União. Mexicanos notam que foi tudo uma jogada, e começam uma guerra. EUA ganham e fazem Tratado de Guadalupe; em 1853 EUA já tem tamanho atual.



01/11/2007 (quinta-feira)


c) Corolário Polk: Estabelecia que se um território do Continente americano, cujos habitantes decidissem pela integração aos EUA, e o Congresso em Washington referendasse a decisão, teriam apoio militar do governo estadunidense.
Anotações:regulamentava ingresso dos Estados na União; no caso do Texas houve apoio militar pela União.


5. Fase de Expansionismo Continental e Oceânico: Quando ocorreu a unificação econômica do país em função da guerra civil, começa um processo de expansionismo continental (para América Latina) e ocânico (para oceano Pacífico).

6. Essa expansão foi embasada nas doutrinas geopolíticas de Alfred Mahan, sobre a importância do poder marítimo, para a supremacia das potências na época contemporânea.
Anotações: Talassocracia: para ser uma grande potência, não é necessário conquistar vastos territórios, e sim territórios estratégicos, com saídas para o mar. Como por exemplo: Cuba, Canal do Panamá, Hawaii, Ilhas do Pacífico, etc.


7. O primeiro passo para a expansão seria o controle das colônias espanholas do Caribe, através da derrota da Espanha, num momento em que o país já havia se tornado a primeira potência econômica do planeta (1895).

8. O Expansionismo continental (1895-1945): resultou no caso específico da América Latina, no Colorário Roosevelt (big stick), que justificava intervenções militares em países latino-americanos, que mostrassem inabilidade em promover a justiça interna, ou que violassem direitos internacionais dos Estados Unidos e favorecessem agressões externas, em prejuízo da comunidade das nações americanas. Isto fazia de Washington o árbitro da política hemisférica e líder das nações americanas.
Anotações: voltado mais para América Central, não houve big stick na América do Sul. Na América do Sul só há influência e pressão política, não há intervenção militar.



05/11/2007 (terça-feira)


9. Expansionismo Planetário (1945-até hoje)

a) Conferência de Yalta (fevereiro de 1945) – URSS é parceira, nessa conferência.
Anotações: Sucede conferência de Teerã; decidem o que fazer com Alemanha. Estratégias; “quem vai por onde”, e o que seria feito após isso.


b) Conferência de São Franciso (junho de 1945): Nela é criada a ONU.
Anotações:Queriam que as decisões em relação à Alemanha fossem tomadas na ONU.

c) Conferência de Potsdam (agosto de 1945) – URSS está posicionada como inimiga;
Anotações: Definem que Alemanha deveria ser divida em 4 zonas de influência; promovem reformas econômicas que dão origem à Alemanha Ocidental. EUA sugere que Alemanha faça novo exército, que acaba sendo um dos mais importantes da Europa; porque Russia queria demolir Alemanha, dizimar população (França também era a favor da demolição).


d) Multinacionais expandem-se (Europa, Japão e Terceiro Mundo).

e) Dólar se torna a moeda de padrão global.

f) Instituições de Bretton Woods (FMI e BIRD); regulamentação baseada do Federal Reserve Board. (Banco Central Americano) (1944);
Anotações: Conferências de Breton Woods foram feitas pra decidir destino econômico do mundo pós-2ª Guerra Mundial // FMI se torna o “grande contador” internacional, e dá as orientações de como utilizar a verba emprestada para colocar ordem no mercado dos países; tem caráter liberal. // BIRD tem sentido social, seus projetos são voltados para desenvolvimento do país.


08/11/2007 (quinta-feira)

g) Propaganda ideológica (cinema, moda, música pop, maccarthismo, missões de direita protestante fundamentalista).
Anotações: Hollywood divulgando american way of life, missão moral justificada pela própria população, e mascarava interesses de mercado; onde chegava propaganda americana, era logo seguida pela entrada dos produtos americanos. / Maccarthismo: (McCarthyism) é o nome pelo qual é conhecida a política surgida nos Estados Unidos nos anos 50, caracterizando-se pelo combate às "atividades antiamericanas" , surgidas da crescente disputa entre EUA e URSS.
O nome origina-se de Joseph McCarthy, senador republicano cuja paranóia o levou a acusar milhares de estadunidenses, entre sindicalistas, cientistas, diplomatas, políticos, jornalistas e artistas, de serem militantes socialistas. Uma das mais famosas vítimas do macartismo foi Albert Einstein que, ironicamente, emigrara para os EUA fugindo da perseguição dos nazistas. Entre outras acusações fantasiosas, insinuou que o Departamento de Estado em Washington, DC estava repleto de "comunistas fichados" e que "via comunistas até mesmo embaixo de sua cama".
Realizou uma verdadeira "caça às bruxas" (como ficou conhecido esse período) na área cultural, atingindo atores, diretores e roteiristas que, durante a guerra, manifestam-se a favor da aliança com a União Soviética e, depois, a favor de medidas para garantir a paz e evitar nova guerra. O caso mais famoso nesta área foi Charlie Chaplin.
A "caça às bruxas" perdurou até que a própria opinião pública estadunidense ficasse indignada com as flagrantes violações dos direitos individuais, graças em grande parte à atuação do jornalista Edward R. Murrow na rede estadunidense de televisão CBS, o que levou McCarthy ao ostracismo.


h) Instalações militares em todo o mundo (bases navais e aéreas);
Bases na Alemanha, Islândia, Paraguai, Coréia, sul da Espanha, Creta, Quênia, Somália, Porto Rico, etc. seguindo princípio da Talassocracia.


i) Lobbies do complexo industrial militar;

Anotações: Manipulação/pressão por parte dos industriais para influenciar políticos a este ou aquele interesse; no caso, pressão para desenvolvimento da indústria bélica. // Economia bélica fortalece EUA (porque são capitalistas), e enfraquece URSS, porque não têm mercado consumidor, pois são socialistas.

j) Atuação da CIA em parceria com órgãos similares dos países aliados.
Anotações: controle de fronteiras, vigilância de aeroportos, acordos contra narcotráfico, etc. Um exemplo é o pós-ataque de 11 de Setembro, que mobilizou atividade de vigilância nas fronteiras e aeroportos.

k) Dupla atuação: fóruns internacionais e intervenção direta (comércio e força militar);
Anotações: Convocam os fóruns internacionais, para conseguir aprovação para seus interesses. Caso seus interesses não sejam retificados pelas outras potências, eles ignoram o fórum, e tomam as decisões por si mesmos. Exemplo: alegam que há armas nucleares no Iraque, e pedem intervenção da tropas da ONU, mas não se confirma a presença das armas, e ONU não intervém. Então, passam por cima das decisões da ONU e invadem o Iraque militarmente.

A Bipolaridade passou a determinar o conteúdo e a qualidade das relações internacionais entre 1945 e 1991; foi um período de tensão, mas também de estabilidade.


Sugestão de Leitura: GADDIS, John Lewis - História da Guerra Fria - Editora Nova Fronteira, 2006. // LER PARA PRÓXIMA AULA: Capítulos 19 e 22, do livro Civilização Ocidental – Uma história concisa.

l) 1861-1865- guerra civil americana. Derrota dos estados escravagistas. Projeto do norte industrializado vence.


m) 1865-1895- nova imigração em larga escala: 18 milhões de imigrantes da Alemanha, Polônia, Rússia, Hungria, Irlanda, Escócia, Itália e Escandinávia.

Anotações: Expansão territorial (novas aquisições)
- 1850- projeto nacional
- yankee- industrial
- confederado agro-exportador
- Desentendimentos entre norte e sul levam a guerra civil e o norte sai vitorioso, dando origem aos EUA que conhecemos hoje, a guerra civil foi um divisor de águas; mercado consumidor interno forte, industrializado. Nova onda imigratória.
- Compram da Alemanha o território de Samoa.
- Os panamenhos são instigados a requerer a separação da Colômbia e logo após cede o território para construçao do canal do Panamá, aproveitando o projeto da Franca. Tem a ver com o projeto geoestratégico com o objetivo de controlar os pontos importantes e as rotas, facilitando a comunicação entre a costa leste e oeste, integrando o pais, fazendo ligação marítima, ou seja, talassocracia.
- Hoje existe projeto de expansão do canal do panamá, em 2003 foi devolvida a posse ao governo panamenho e houve um plebiscito para saber se a população desejava alargar o canal, o que foi aprovado.
Existem projetos para outros canais, pois grandes navios não passam em canais estreitos. O Canal de Suez foi construído pela Franca, depois houve um controle conjunto entre França e Inglaterra, depois passou para o Egito. Sempre foram árabes administrando, mas meio que fantoches dos britânicos.
Na América do Sul não teve nenhum caso de intervenção direta dos americanos. Os imigrantes americanos foram espalhados pelo Brasil, não somente na Amazônia como o governo americano queria, não queriam acabar como o Texas.

n)1898 - anexação do Havaí, Guam, Filipinas e Porto Rico (protetorado), após a guerra hispano-americana, que tira as últimas colônias da Espanha.


o)1899- compra de Samoa

p)1901- ocupação de Cuba

q)1903- ocupação do panamá e inicio da construção do canal

r)1905- ocupação da republica dominicana


s)1912- ocupação da Nicarágua

t)1914- ocupação do Haiti

u)1916- compra da ilhas Virgens da Dinamarca

v)1918-1929 ultima grande onda de imigração branca para os EUA: 12 milhões de russos, poloneses,tchecos,alemães,suecos,romenos, ucranianos, finlandeses, húngaros e judeus.
Anotações:Depois disso mudam as regras de imigração para possibilitar a entrada de outras etnias.

2)Durante a fase de expansionismo interno, alem do arredondamento e ampliação de fronteiras uma serie de questões foram resolvidas, tal qual a do trabalho escravo, do domínio da produção industrial sobre a agro-exportadora, ambas resolvidas pela guerra da secessão, que afirmou o projeto nacional proposto pelos estados urbanos e capitalistas yankees.
Anotações: A gente pode observar q alem do arredondamento de fronteiras há uma serie de mudanças: os americanos são bastante pragmáticos, com objetivos bem claros, com fronteiras bem definidas quando não há acidentes geográficos o que define é um meridiano.

3)Durante a expansão territorial, os EUA se utilizaram de um programa imigratório que atraiu milhões de imigrantes do norte da Europa, que foram assentados nos territórios recém-conquistados.

4)Para justificar a expansão territorial, a elite norte-americana elaborou uma serie de doutrinas que visavam dar uma justificativa moral a expansão, afirmando ser esta uma parte do processo civilizatório pelo qual passava parte do mundo
-a)Destino manifesto: pregava a superioridade do homem branco anglo saxão e protestante sobre os índios e hispânicos. Os homens brancos teriam como missão gloriosa, a ocupação e a civilização das regiões ocupadas por índios e espanhóis, resgatando-os da barbárie e convertendo-os em verdadeiros e herdeiros americanos, Esta doutrina justificava a anexação dos territórios mexicanos do oeste e a imposição da cultura americana anglo-saxônica.
-b)Doutrina Monroe: segundo esta doutrina, os EUA não queriam anexar diretamente às antigas possessões européias na América, mas queiram impedir que os europeus retomassem e ampliassem seus domínios no continente, Apesar de posteriormente negarem a idéia inicial não continha em si um viés hegemônico.

Anotações: Usado com o mecanismo para q o governo americano reconheça a liberdade de países latino-americanos. Só depois se torna “América para americanos”
-c)Corolário Polk: estabelecia que se um território do cont. americano, cujos habitantes pela integração aos EUA e o Congresso em Washington referendasse a decisão, teriam apoio militar do governo estadunidense.
Anotações: mecanismo legal para entrada de novos estados para os EUA. Os territórios q vão sendo anexados não se tornam imediatamente Estados. Passam por um processo de transformação, para ter 60,000 eleitores e estrutura. Teoricamente o colorado polk poderia ser aplicado a todos os países da América, mas foi criado especificamente para entrada dos territórios novos.

5) Fase de expansionismo continental e oceânico: quando ocorreu a unificação econômica do país, em função da guerra civil, começa um processo de expansionismo continental (para a América latina) e oceânico (para oceano pacifico).
Anotações:
1ª Fase - expansão interna: 1776-1895
2ª Fase - expansão continental e oceânica: 1895-1945
3ª Fase - expansão planetário ou mundial: 1945 até hoje

6)Esta expansão foi embasada nas doutrinas geopolíticas de Alfred Mahan, sobre a importância do poder marítimo, para a supremacia das potências na época contemporânea.
Anotações: Talassocracia = poder do mar. Uma potencia não precisa anexar territórios p ser uma potência, mas sim dominar pontos marítimos estratégicos. Os ingleses não precisavam das conquistas territoriais, ainda que o tivessem, mas sim dos pontos. Os EUA começam a seguir esta linha de raciocínio. (em Cuba, o Canal do Panamá, Havaí, Ilhas Midway, Alaska… toda navegação do pacifico norte passa pelos territórios americanos. Essa doutrina ainda é usada.) Como na guerra-fria eles usavam a ameaça soviética para montar bases e conseguir seus objetivos, agora eles podem estar usando a ameaça terrorista para construir outras bases, como por exemplo, a do Paraguai. Os EUA usam uma maquiagem para esconder suas intenções, manipulam a imprensa mundial.

7) O primeiro passo da expansão seria o controle das colônias espanholas do caribe, através da derrota da espanha, num momento em que o país já havia se tornado a primeira potência econômica do planeta (1895)
Anotações: Era a única potência européia que os EUA poderiam dominar no momento, pois estava fraca. Vai ser o primeiro momento no qual os EUA colocam em pratica a sua vontade de expansão na América latina.

8) O expansionismo continental ( 1895/1945): resultou, no caso especifico da América latina no corolário Roosevelt (big stick), que justificava intervenções militares em paises latino-americanos, que mostrassem inabilidade em promover a justiça int ou violassem dts int dos EUA e favorecessem agressões externas em prejuízo da comunidade das nações americanas. Isto fazia de Whashington o árbitro e líder das nações americanas.
Anotações: Para Roosevelt, com a América latina e a América central, o big stick era mais para a América central, não podemos identificá-los para as duas regiões, pois na América do sul não tem intervenção direta como em países da América Central. Na Nicarágua houve varias tentativas de ocupação. Hegemonia americana, ainda que fosse bastante contestável na América do sul, onde o big stick não existiu. Não ocorreu intervenção militar direta, a não ser a convite.


9) Expansionismo planetário (1945 ate hoje)
-Conferência de Yalta (fevereiro de 1945) - URSS parceira
- Conferência de São Francisco (junho de 1945) – criação da ONU
- Conferência de Potsdam (agosto de 1945) - URSS adversária
- Multinacionais expandem-se (Europa, Japão e terceiro mundo)
- Dólar padrão global
- Instituições de Bretton Woods (FMI E BIRD): regulamentação baseada na federal reserve board (banco central americano)
- Propaganda ideológica (cinema, moda, musica pop, missões de protestantes fundamentalistas…
- Instalações militares em todo mundo (bases navais e aéreas)
- Lobbies do complexo industrial-militar
- Atuação da CIA em parceria com órgãos similares dos países aliados
- Dupla atuação: fóruns internacionais e intervenção direta (comércio e força militar)

Bipolaridade: determinar o conteúdo e a qualidade das RI entre 1945 e 1991. Foi um período de estabilidade, mas também de tensão.


Anotações: Dentro do expansionismo planetário, do dia para noite os EUA e URSS tornam-se rivais, mas no contexto de enfrentamento contra o nazismo, a URSS era importantíssima.
Na Conferência de Yalta, decide-se o que fazer com a Alemanha, “quem vai por onde”, e como vão controlar a alemanha.
A Conferência de São Francisco: conferência que cria a ONU, tomada de decisões em relação a Alemanha. As nações unidas devem ser o caminho pelo qual as questões internacionais deverão ser resolvidas
Conferência de Potsdam: as decisões em relação a Alemanha são tomadas. A URSS já surge como adversária, e o plano de uma ocupação conjunta na Alemanha cai por terra. A URSS quer acabar com a Alemanha (demolir, dizimar), os EUA não, pois uma vez a Alemanha rendida, eles “adotam-na”, pois sabem também que haverá problemas futuros com a URSS, querem a Alemanha do lado deles, pois é um centro industrial importante e um ótimo lugar para fazer negócios - Os EUA têm uma relação de muito respeito com Alemanha. - A Inglaterra, apoiada pelos EUA, não deixam a URSS (apoiada pela França) continuar com o projeto de demolir a Alemanha. A Alemanha é dividida em 4 zonas de ocupações: EUA, FRANÇA, INGLATERRA E URSS. Fazem uma reforma econômica.
EUA e Inglaterra unem suas zonas e organizam-se no que chamamos de Alemanha Ocidental.
A URSS está em projeto de defesa, não de expansão como o mundo todo acha, e eles não entregaram a sua zona de ocupação na tentativa de se defender das potências ocidentais, mas é vista como uma tentativa de expansão pelo lado ocidental. Quando Rússia “apadrinhou” Cuba, por exemplo, foi a pedido de Cuba, não foi a URSS que plantou ali a revolução, mesmo na Nicarágua, na África, onde existiram tentativas de estabelecer regimes comunistas, foram os nativos que pediram ajuda da URSS, não foi nenhum projeto expansionista por parte da URSS.
Os EUA, ao contrário da URSS, estavam sim com estratégia de expansão, e tinham intenção de desmontar o estado soviético e estimulava a tensão interna de modo que a URSS não conseguisse se manter/ refazer, e de modo que eles tivessem sempre recursos de defesas. A URSS não teve como manter bem a população, faltava itens básicos a população. Mandavam de tudo para Cuba, que é ate hoje, de certa forma, é protetorada dos russos, pois era um ponto importantíssimo, bem em frente aos EUA; URSS via Cuba como um “presente”. (um golpe de sorte, que permitiu a eles ter um ponto estratégico na América).
Os americanos percebem desde o início as fragilidades internas da URSS e as alimentam, pois só tem vantagens com esta estratégia: a URSS iria gastar muito para montar e manter seus exércitos, e isso iria descontentar a população. A URSS se desmonta com o armamentismo e os EUA vão se fortalecer, pois o sistema capitalista poderia arcar com estes investimentos, e o comunista não, os soviéticos não perceberam que esse era o jogo dos EUA, ou seja, que os EUA faziam isso deliberadamente.
Talvez em outras circunstâncias, sem guerra fria, a URSS se manteria. Os chineses, por exemplo, se aliaram aos EUA e mantiveram seu sistema comunista até os dias atuais.
Na URSS, o povo tinha dinheiro, mas não havia os produtos para comprar. Afinal, o que estava em falta em um mercado, estaria também em falta em todos os outros, pois era tudo estatal, administrado pelo governo. Isso gerava insatisfação por parte do povo.
A Iugoslávia era um país excelente, e era comunista. Foi um sucesso, o que desmontou o país foi a morte de seu líder. Para a Iugoslávia não foi bom o desmonte, pois a população agora não tem a mesma qualidade de vida, a não ser os países pequenos que tem ligações com o ocidente.
OUTRA ESTRATÉGIA FOI A DE EXPANSÃO ATRAVÉS DAS MULTINACIONAIS AMERICANAS, estabelecendo-se em vários quadrantes do mundo, como por exemplo, no Brasil.
A MAIS IMPORTANTE DAS CONFERÊNCIAS É A DE BRETTON WOODS, onde decide-se qual será o destino econômico do mundo depois da segunda guerra mundial- o dólar passa a ser a moeda global.



08/11/07 (quinta-feira)


PRÓXIMA LEITURA:
PERRY, MARVIN. CIV. OCIDENTAL: CAP 19/ CAP 22

FMI passa a ser como um contador, maior parte dos países se tornam sócios dele, mas a ação dele é de um contador: os países em dificuldades procuram o FMI para conseguir empréstimos e devem seguir a risca os padrões/receitas que o FMI estabelece; que são receitas de caráter liberal. São receitas para que o país coloque a “casa em ordem”.
BIRD responsável pelo desenvolvimento, possui um lado social.
PROPAGANDA IDEOLÓGICA: os americanos vão aproveitar a estrutura dos estúdios, dos cinemas, p divulgar o estilo de vida deles, mesmo dentro de uma perspectiva de missão civilizatória, se sentem na missão de civilizar o resto do mundo. (democracia/ princípios do estilo de vida americano). Onde o cinema americano chegava, abriam-se as portas para os produtos americanos. Coisas especificas do período dos anos 50/60: MACCARTHISMO: caça as bruxas promovidas por Joseph Maccarth, que promove uma limpa em vários setores da sociedade americana, como pessoas que quisessem ajudar os negros, os liberais, eram todos taxados de comunistas, tiveram empregos/carreiras limitadas e ou interrompidas. Missões das direitas protestantes fundamentalistas, evangélicos e grupos protestantes conservadores em missões protestantes pelo mundo.
LOBBIES DO COMPLEXO INDUSTRIAL-MILITAR: lobbie: quando os políticos chegam ao senado, passam por um lobbie, onde circulam pessoas que representam vontades/direitos de determinados grupos e que ficam cercando os políticos para falar de seus interesses, tentando arregimentar políticos. Esses lobbies direcionam fortemente os governos republicanos.
CIA ATUA EM PARCERIA COM ÓRGÃOS SIMILARES DE PAÍSES ALIADOS: trafico de drogas, aeroportos, vigia de fronteiras…
Depois da primeira guerra os EUA e Inglaterra se unem, a Inglaterra vai pela cartilha dos EUA e muitos falam que se tornou o estado mais importante dos EUA.
As nações unidas, quando é um tema que há controvérsia internacional, e as nações unidas barram, os EUA esvaziam da ONU e “cuidam” diretamente. Os fóruns internacionais só interessam se atuam positivamente, senão são esvaziados e há uma atuação direta, como a guerra do Iraque = DUPLA ATUAÇÃO.




13/11/2007 (terça –feira)


A REVOLUCAO SOCIALISTA E O NASCIMENTO DA URSS


1) No inicio do século XX, a Rússia era ainda um pais com resquícios de feudalismo e dominada por um monarca absolutista: o Czar. O czarismo garantia que uma minoria pudesse explorar uma imensa população camponesa bastante depauperada.

2) Os últimos czares da dinastia Romanoff (Alexandre II e III e Nicolau II) aperceberam-se da modernização da economia russa e, ao estabelecerem uma política de desenvolvomento industrial, acabaram por determinar as bases sobre as quais, posteriormente, se assentariam a crítica e derrubada do czarismo.
Anotações: segue expansão para o leste. O Alaska mesmo pertencia à Rússia. É um país bastante complexo, com grande potencial. Ocorre a industrialização com capitais franceses, belgas e alemães. São czares bastante modernizadores. Tinham como referência a Suécia. Alexandre II foi modernizador e foi assassinado pelo grupo terrorista Mão Negra. O seu filho, achando que a causa da morte do pai seria essa modernização, essa reforma constitucional, resolve fechar a modernização, Nicolau II se torna bem conservador. Principal desastre para os russos foi a derrota para o Japão, que havia se estabelecido como uma potência e se reorganizou internamente, era como se fosse uma potência encravada na Ásia. Esse choque entre Rússia e Japão ascende o Japão para o mundo, como potência mundial.

3) Nicolau II, o último Czar russo foi perdendo prestígio, devido a uma desastrosa política externa, que resultou em varias guerras nas quais a Rússia foi derrotada.
Anotações: O prestigio do Nicolau II foi colocado em jogo com a derrota para o Japão. A Rússia não se relaciona bem com a democracia ate hoje. Quando Nicolau II não está dando conta do recado surge uma insatisfação do povo, que não quer mudar a forma de regime, somente o governo. A Rússia em 1905 não tinha ainda poder legislativo.

4) Duas correntes políticas principais opunham-se a seu governo: os mencheviques, partidores de uma revolução de caráter liberal e burguês que permitisse a implantação do socialismo gradativamente; e os bolcheviques, socialistas radicais que defendiam a implantação imediata da ditadura do proletariado.
Anotações: Os bolcheviques eram os socialistas mais radicais, queriam usar violência, guerra, golpe de estado.

5) A entrada da Rússia na primeira guerra mundial e as constantes derrotas sofridas pelo exercito russo, diante dos alemães, minaram irremediavelmente o poder de Nicolau II. Em março de 1907 acontece um golpe onde Nicolau é deposto, substituindo a monarquia por uma república parlamentar, com a Duma (nome dado ao parlamento russo) a frente. A república de Duma, instalada pelo governo provisório do príncipe lvov, tinha a sua frente o mechenvique Kerensky. A Duma ficava encarregada das principais decisões políticas.
Anotações: O grande erro dos mechenviques foi ter permanecido na guerra, se eles n tivessem permanecidos talvez a russia teria se tranformado na suecia que tanto queriam.

6) Os mechenviques foram incapazes de minimizar as dificuldades herdadas de regime czarista, desgastando-se progressivamente. a manutenção da Rússia na primeira guerra mundial e as sucessivas derrotas constituíram-se nos elementos decisivos para a ascensão da oposição bolchevique, em novembro de 1917.

7) Vladmir Lênin, líder dos bolcheviques, tornou-se o homem forte da Rússia, acompanhando por Leon Trotsky e Josef Stalin. Seu governo foi marcado pela tentativa de superar a crise econômica e social que se abatia sobre a nação, retirando-a da primeira guerra mundial e realizando profundas reformas de caráter socioeconômico.
Anotações: Os russos acabam sendo tratados de uma maneira bastante dura, e então acabam fazendo um tratado com a Alemanha, um tratado de paz, com medidas draconianas.

8) Contra a adoção do socialismo na Rússia, ergue-se uma violenta reação no mundo capitalista, opondo os russos brancos (união de mencheviques e conservadores), apoiados pelas potências Européias e EUA, ao exercito vermelho, dos bolcheviques.

9) Apesar da coligação internacionais contra a revolução, os socialistas resistiram as pressões contrarias ao seu governo novo e em 1921, conseguiram estabelecer-se definitivamente no poder.

10) Lênin adotou a NEP(new economic policy), uma planificação econômica que conservava ainda elementos capitalistas, que visava reerguer a economia nacional e sua produção, e assim, viabilizar a consolidação do socialismo.

11) Em 1922, diversas repúblicas asiáticas e européias agregaram-se a Rússia, dando origem a união das repúblicas socialistas soviéticas (URSS).
Anotações: a agricultura, comércio, abastecimento da população, fica com a iniciativa privada, e as ferrovias, exploração de petróleo etc., ficam com o Estado, e isso deu muito certo. A Rússia só começa a virar comunista no final dos anos 20, o Estado só controlava os bancos e setores estratégicos, mas não era um controle absurdo, era como o controle que o Brasil faz hoje em sua economia, para evitar crises.

12) A morte prematura (e suspeita) de Lênin em 1924 desencadeou uma acirrada disputa pelo poder político entre Trotsky e Stalin.
Anotações: Tratado de Rapallo entre a Alemanha e Rússia , sendo a Alemanha a primeira a reconhecer a URSS. Com a morte de Lênin há mudanças, disputas pelo poder.

13) Stalin conseguiu vencer a proposta trotskista de generalização da revolução socialista pelo mundo e instalou-se no poder, onde permaneceu ate 1953. Durante seu governo, Stalin, através de planos qüinqüenais, conseguiu transformar a Rússia em potência mundial. Tais planos representam a completa socialização da economia soviética, mas com um modelo político totalitário.

14) O sucessor se Stalin, Krushev, tentou romper com os entraves centralistas e burocratizados da era stalinista. Essa tentativa, apesar do relativo sucesso, como na corrida espacial, acabou frustrada pela retomada do centralismo administrativo do governo de Brejnev.
Anotações: Stalin usava da propaganda para se popularizar. Usava todas as ameaças externas de desculpa para sua política, que eles tinham que permanecer unidos e ele com o poder, pois do contrário nao defenderiam o território.

15) Durante o governo de Mikhail Gorbatchev(1985-1991) a URSS mergulhou num período de reformas como Perestroika (reestruturação) econômica e Glasnost (transparência) política. Mas já era tarde demais, pois o povo queria mudanças mais rápidas.

16) No bloco socialista da Europa oriental, as reformas ganharam dinamismo próprio e produziram a reunificação alemã, a dissolução da Iugoslávia e substanciais mudanças políticas em todos os países. Na URSS o reformismo de Gorbatchev rachou politicamente o país em os de linha-dura e os neoliberais.

SUGESTAO DE LEITURA: Hannah Arendt – as origens do totalitarismo (3ª parte – Stalinismo)


TÓPICOS DE REVISÃO

 Periodo entre guerras
 Liga das Nações
 Crise de 29
 Nazismo (fundamentos)
 Doutrina Lebensraum (doutrina do espaço vital)
 Holocausto
 2ª Guerra Mundial
 Divisão da Alemanha
 Criação da ONU/FMI/BIRD
 Formação do império norte-americano
 As fases da expansão americana
 Doutrinas(Destino manifesto/Monroe/truman/polk/Roosevelt)
 Ação Norte-americana nas O.I
 Guerra Fria
 Stalinismo
 Coexistência Pacífica
 Glasnost e Perestroika

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial